A participação de renováveis na geração de energia no Brasil tem crescido e esse movimento é marcado pelo aumento da oferta de biomassa da cana e do biodiesel associada à redução da oferta das fontes não renováveis, com recuo de 5,6% de petróleo e derivados, segundo dados elaborados pela EPE.( Empresa Pública de Energia)

O maior destaque das renováveis nos últimos anos vem dos ventos. A perspectiva até 2030 é de continuidade dessa tendência representando uma expansão de 16,4 GW, localizados exclusivamente no Nordeste. A região também será cenário da ampliação da energia solar, que terá um incremento de 5,3 GW no decênio. Para as usinas termelétricas a biomassa estima-se a instalação de 1,1 GW no mesmo período.

A expansão da energia eólica
As usinas eólicas estão entre as principais fontes de energia renovável em ascensão no Brasil e devem chegar, até 2024, à capacidade instalada de 30,2 GW, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica. Esse volume futuro, será possível abastecer 28,8 milhões de casas e beneficiar 86,4 milhões de habitantes. De acordo com a ABEEólica, a produção de energia por meio dos ventos evitou a emissão de 21,2 milhões de toneladas de CO2 em 2020, o equivalente à emissão de cerca de 20,9 milhões de automóveis. Além de não emitir gás carbônico, os parques eólicos ocupam pouca terra, o que permite a criação de gado e o plantio no mesmo espaço.

Upcycling
O upcycling – reutilização criativa – têm ganhado destaque nos últimos anos por ser um design mais responsável com o meio ambiente. A técnica busca dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, com criatividade e qualidade, como paletes, latas, pneus, malas e muitos outros, que podem ser transformados facilmente em cadeiras, mesas, aparadores e peças de decoração. Estas soluções, além de sustentáveis, são bonitas e econômicas. São vários exemplos, entre eles o da indústria moveleira que transforma um gaveteiro em uma cama para pets, um abajur em bolsa de luxo, tampas de lixeiras como decoração. Com o upcycling tudo é reaproveitável. O modelo de negócio fomenta o consumo consciente e promove um novo olhar, novas possibilidades e formas para os produtos