Colaboradores da Elera tiveram a chance de participar de experiência virtual pelo Complexo Solar Janaúba, localizado em Minas Gerais em área equivalente a 4,3 mil campos de futebol
Para comemorar o Dia do Sol – celebrado em 3 de maio -, a Elera Renováveis, uma das maiores empresas do setor de energia renovável do Brasil e líder em energia solar fotovoltaica, promoveu nesta semana uma ação diferenciada junto aos colaboradores: um sobrevoo virtual pelo Complexo Solar Janaúba, considerado o maior do país e do Hemisfério Sul. Durante três dias, os colaboradores tiveram a chance de participar da experiência graças ao uso de óculos especiais, com visão 360 graus.
O Complexo Solar, localizado na cidade de Janaúba (MG), em uma área de mais de 3 mil hectares (o equivalente a 4,3 mil campos de futebol), é um dos principais projetos da Elera. Composto por 30 complexos solares – incluindo a expansão Irapuru -, nove deles operam em parceria com sócios de autoprodução. Com um investimento total de R$ 5 bilhões, o complexo já alcançou capacidade de 1,2 GWp e, com o processo de ampliação, deve alcançar 1,6 GWp, com a instalação de mais 700 mil módulos solares. Por lá a energia gerada mensalmente é suficiente para abastecer mais de 1,6 milhão de residências, de acordo com o consumo médio mensal do Brasil de 160 quilowatt/hora.
Durante a construção do Complexo Solar Janaúba, a Elera gerou cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos. O empreendimento também desempenha um papel crucial na sustentabilidade ambiental, evitando a emissão de aproximadamente 1 milhão de toneladas de CO2/ano na atmosfera.
A ação em alusão ao Dia do Sol fez parte do Momento Elera, iniciativa da companhia que estimula uma pausa ativa para que os colaboradores renovem as energias, valorizando ainda a integração e o entendimento dos colaboradores sobre o negócio, permitindo a eles conhecer os ativos da empresa e se aproximar da operação.
Mercado fotovoltaico
Recentemente, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) divulgou que a fonte solar ultrapassou a marca de 42 gigawatts (GW) de potência instalada no Brasil, o que equivale à capacidade de três usinas hidrelétricas de Itaipu (14 GW). Apenas em 2023 foram adicionados 5 GW de energia solar à matriz elétrica brasileira. A participação da fonte solar equivale a 18% da capacidade instalada da matriz elétrica brasileira e a cerca de 10% da geração de energia. Desde 2012, quando a fonte solar começou a ficar em evidência no país, foram investidos mais de R$ 199,3 bilhões e gerados 1,2 milhão de empregos verdes.