Agricultura Familiar: Tecnologia, Capacitação e Empreendedorismo no semiárido do Rio Grande do Norte.
Realizado no semiárido nordestino, o projeto levou capacitação ao pequeno agricultor.

Realizadores
Sebrae/RN, SENAR/ e LETS.
Local
Parazinho e João Câmara, Rio Grande do Norte.
Linha de atuação
Produção Inclusiva e Sustentável.

Realizadores
Sebrae/RN, SENAR/ e LETS.
O Projeto Agricultura Familiar – Tecnologia, Capacitação e Empreendedorismo no semiárido do Rio Grande do Norte teve como objetivo gerar trabalho e renda para moradores de propriedades do entorno do Complexo Eólico Renascença (formado por cinco parques – Renascença I, II, II, IV e Ventos de São Miguel). Além de oferecer capacitações voltadas à competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais, fomentando a inovação, o empreendedorismo e a difusão de tecnologias sociais, a iniciativa também estimulou a comunidade a pensar boas práticas de produção e gestão.
Vídeo do projeto.
Através da ação conjunta das entidades parceiras, foi possível realizar a capacitação do agricultor nas novas práticas de aproveitamento de materiais na agricultura familiar (AF). A ideia era desenvolver, por exemplo, técnicas para a correta utilização do solo e da água disponível, além do conhecimento sobre gestão e comercialização da produção.
Capacitação, empreendedorismo e integração
Executado pelos parceiros Sebrae/RN (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SENAR/RN (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e LETS (Laboratório Educacional de Tecnologias Sociais e Energias Renováveis), o projeto contribuiu para o desenvolvimento das comunidades, mostrando que o trabalho em conjunto reúne os meios necessários para a convivência com a seca e desenvolvimento social e econômico para essas famílias.
ODS relacionados ao projeto:
O que são os ODS?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável. Composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, essa proposta foi adotada durante a Cúpula das Nações Unidas em setembro de 2015.