Compensações são realizadas por meio de I-RECs, certificados internacionais de energia renovável

As emissões de CO2 – um dos gases de efeito estufa – geradas pelo consumo elétrico em cinco eventos de energia, que acontecerão até novembro em diferentes locais do país, serão neutralizadas pela Elera Renováveis, uma das maiores empresas do setor de energia renovável do Brasil. A ação faz parte de uma parceria da companhia e a Viex, responsável pela realização de uma série de encontros do setor ao longo do ano.

A Elera irá fornecer certificados internacionais de energia renovável, os I-RECs (International Renewable Energy Certificate), atestando que a quantidade equivalente a toda energia elétrica consumida nos eventos é proveniente de fontes 100% renováveis. Os I-RECs podem ser utilizados para neutralizar as emissões de Escopo 2, as chamadas emissões indiretas, relativas ao consumo de energia. Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia gerada.

Receberão os certificados o 7º Congresso Ambiental (CAMBI), o 16º Fórum Nacional Eólico, o 2º Wind of Change e o 15º Encontro dos Líderes Ambientais no Setor de Energia (LASE). O Encontro de Investidores em Energia Solar Fotovoltaica (Solar Invest), realizado no início de maio, no Rio de Janeiro, já teve seus certificados emitidos, garantindo a rastreabilidade de seu consumo.

Programação

Os demais quatro eventos da Viex que receberão os certificados internacionais acontecerão em São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. O 7º Congresso Ambiental (CAMBI) é o próximo, previsto para 25, 26 e 27 de junho em São Paulo (SP). Já o 16º Fórum Nacional Eólico acontecerá entre 13 e 14 de agosto em Brasília (DF). O 2º Wind of Change (Encontro de Investidores em Eólicas Offshore, Onshore e Hidrogênio Verde) deve ocorrer nos dias 18 e 19 de setembro em Porto Alegre (RS) e o 15º Encontro dos Líderes Ambientais no Setor de Energia (LASE) entre 5 e 7 de novembro, também em São Paulo (SP).