Material explica de forma didática e acessível como funciona a geração de energia hidrelétrica e está disponível gratuitamente em formato digital
A Elera Renováveis, uma das maiores empresas de energia 100% renovável do país, lança a cartilha “As aventuras do clubinho da energia – Por dentro da energia hídrica”, um material educativo que apresenta de forma lúdica e acessível como funciona a geração de energia a partir da água, – fonte que representa 43,9% da matriz elétrica brasileira, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS).
Voltada ao público infantojuvenil, professores e famílias, a cartilha reforça o compromisso da Elera com a segurança das comunidades vizinhas aos empreendimentos hídricos, a preservação ambiental e a educação cidadã. O conteúdo destaca o papel dos reservatórios, a importância das Áreas de Preservação Permanente (APPs) para a manutenção da fauna, da flora e da qualidade da água, além de apresentar as práticas de segurança adotadas nas hidrelétricas.
A iniciativa busca aproximar a população da realidade energética brasileira e aborda, de forma clara e educativa, como a população deve agir em situações de simulado de evacuação ou em uma eventual emergência relacionada à barragem.
“Nosso compromisso com a segurança das barragens é absoluto. O gibi foi desenvolvido para que as novas gerações aprendam sobre energia, sustentabilidade e também sobre como agir corretamente em situações de simulado ou emergência real, de uma forma lúdica e inclusiva. Mais do que informar, queremos promover uma cultura de segurança, que reforça a integridade das estruturas e o bem-estar das pessoas”, explica Antonio Rogerio Pellissari, diretor de Segurança de Barragens e Engenharia Civil da Elera Renováveis.
O material integra a linha “Educação para o Futuro” do Programa Elera Socioambiental, que consolida o investimento social voluntário da empresa com a sustentabilidade, segurança e o desenvolvimento dos territórios onde atua.
A cartilha está disponível gratuitamente e pode ser acessada em: https://qr.link/XvwbIr
Fonte: Elera Renováveis.